Imagem capa - Newborn seguro por Mercedes Bernal
Fotografia

Newborn seguro

Mamãe, uma sessão Newborn não é tão simples como parece, tem várias coisas para se ter em consideração, a primeira pode se dizer que é o cuidado com a higienização e climatização do estúdio, depois seria, ter se conhecimentos da fisiologia dos recém-nascidos, usar materiais especiais para a pele deles e não qualquer tecido, respeito e muito cuidado para a manipulação do bebê, entre outros, estes são os mais importantes.




PARTE 1 - Estúdio higienizado e climatizado


O estúdio tem que ser todo desinfetado, especialmente na área onde será realizada a sessão, aí tem que se passar álcool, para garantir não ter nenhuma bactéria que possa entrar em contato com o recém-nascido, já que ele ainda não tem a imunidade suficiente para resistir a muitas delas.

A sala tem que estar a uma temperatura de 27° - 30° para segurança do bebê, para poder fazer fotos com roupas e sem elas também, segundo o que ele permitir, mas sem pôr em risco a sua saúde e deixá-lo confortável.

 É importante também, os cuidados do fotógrafo e do assistente durante a sessão, é recomendável ter as unhas curtas para não arriscar de ter alguma bactéria embaixo delas e também não machucar o bebê durante a sessão. Assim como passar álcool gel durante a sessão, as vezes que sejam necessárias, caso tenha precisado, um deles segurar em alguma coisa que possa estar contaminada ou coçado o nariz e passou a mão...






PARTE 2 - Conhecimentos da Fisiologia dos Recém-nascidos

Quando se estuda para ser fotógrafo, no início aprende se a mexer na câmera, ajustes de cada parte, iluminação, ângulos, etc. Depois, quando escolher em qual nicho quer trabalhar, vai se especializar e aprender mais sobre essa área. No caso do Newborn, é muita coisa para se aprender, pois não é só aprender as posses com o bebê, ângulos, iluminação e tal como se faz com um adulto ou até com uma criança, pois os bebês, e mais ainda um recém-nascido, não consegue se comunicar e dizer que está sentindo incômodo ou até incluso dor em alguns casos, por isso, o profissional que trabalha com Newborn, tem que ser um profissional preparado, saber da fisiologia dos recém-nascidos, que partes da cabeça ainda não tem osso para não tocar nelas, saber sobre os reflexos para evitar que ele saia da posse que está tentando fazer e o mais importante, que pode e não pode fazer na hora de posicioná-lo! O corpo de um recém-nascido ainda está em formação, é muito delicado e um puxão errado pode tirar do lugar a mão, o ombro.... Não falo isto para te assustar mãe, mas para você saber da importância de procurar um profissional preparado para registrar este momento tão importante na tua vida e de teu anjinho, sem se preocupar de acontecer alguma coisa errada com ele durante a sessão.






PARTE 3 - Usar Materiais Especiais

A pele de um recém-nascido e tão delicada, por isso é que tem tantos produtos especiais para eles, mesmo assim o uso de alguns deles podem ocasiona-lhes alergia, o mais leve seria uma irritação na pele, tendo casos mais graves que podem afetar a respiração do bebê entre outras coisas.

Por isso a importância de usar sempre materiais que sejam especiais para os recém-nascidos, para diminuir as probabilidades ao mínimo, do bebê ter alguma reação alérgica; como ele é recém-nascido, é difícil muitas vezes saber antes da sessão, o que pode dar uma alergia nele, mas com o uso de materiais especiais esse risco diminui.

 Também é muito importante a higienização dos mesmos, todas as roupas, mantas e acessórios, que irão ser utilizadas na sessão, devem ser bem lavadas com produtos especiais para bebês, guardados com muito cuidado para não pegarem pó.






Espero ter ajudado você mãe, esclarecendo as suas dúvidas sobre como é uma sessão newborn, tudo que se tem que ter em consideração na hora de escolher quem irá registrar este momento tão importante na sua vida e de seu anjinho.


Caso você tiver ainda mais dúvidas, escreve nos comentários que irei amar responder e esclarecer as tuas dúvidas.